A CELOS se destacou no ranking das operadoras como uma das melhores na prestação de serviços e estrutura, de acordo com o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) – 2018, avaliado pela ANS – Agência Nacional de Saúde. O IDSS varia de zero a um (0 a 1) e cada operadora recebe uma nota que a enquadra em uma faixa de avaliação por ordem crescente de desempenho. Como resultado de diversas iniciativas na área, no ano base de 2017, a CELOS conquistou pontuação de 0,9098.
A CELOS obteve o segundo lugar nacional no grupo na qual está enquadrada: autogestão de planos ambulatoriais, hospitalares e odontológicos, com 20 mil a 99.999 beneficiários. Do total de 1.019 ativas apenas 858 operadoras atenderam os requisitos para avaliação, a CELOS está classificada em 24º colocação geral, no que se refere às 143 operadoras médico-hospitalar de autogestão, a posição da CELOS é 2º .
Os indicadores analisados são agregados em quatro dimensões (critérios), com pesos distintos: qualidade em atenção à saúde (30%); garantia de acesso (30%); sustentabilidade de mercado (30%) e gestão de processos e regulação (10%). O IDSS integra o Programa de Qualificação das Operadoras – uma das principais iniciativas desenvolvidas pela ANS para o estímulo à qualidade dos planos de saúde.
O Programa está em aprimoramento contínuo desde a sua primeira divulgação e tem como objetivo aumentar a transparência do setor e permitir as melhores escolhas por parte dos consumidores de planos de saúde.
Na plataforma eletrônica de divulgação, os resultados foram apresentados por operadora, incluindo as opções de seleção por segmento (médico-hospitalar ou odontológica), faixa de avaliação e possibilidade de comparar na mesma tela os resultados das empresas. Além disso, estão disponíveis no portal da ANS diversos relatórios consolidados, incluindo o histórico dos resultados do IDSS por operadora desde o ano-base 2008.
IDSS da CELOS 2018 – Ano-base 2017
IDQS: avalia o conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde. Os indicadores tem o propósito de aferir a qualidade da atenção a partir de linhas de cuidado em saúde, em consonância com as políticas nacionais de saúde.
IDGA: identifica as condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso em termos de tempo e espaço, abrange a oferta de rede de prestadores: consultórios, hospitais, ambulatórios, laboratórios e centros diagnósticos oferecidos pelas OPS.
IDSM: monitoramento da sustentabilidade da OPS considera o equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. Avalia a capacidade de a OPS estar em dia com suas obrigações financeiras junto aos prestadores para atender com padrão adequado de qualidade e de forma continua os beneficiários. Avalia ainda o grau de resolutividade da OPS no que concerne às queixas dos beneficiários.
IDGR: afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais da OPS junto à ANS e a consistência das informações das despesas assistenciais obtidas no TISS em relação às contabilizadas no Documento de Informações Periódicas das OPS – DIOPS. Avalia o grau de consolidação de processos de gestão que possibilitam o atendimento das exigências regulatórias e o cumprimento da legislação.
Mais informações pela internet em: http://www.ans.gov.br