Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS 2019 no ano-base 2018

 

Novamente a Fundação Celesc de Seguridade Social (CELOS) é destaque no ranking nacional das operadoras com melhor prestação de serviços e estrutura, conforme o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) – 2019 ano base 2018. A avaliação feita pela Agência Nacional de Saúde (ANS) foi finalizada em março. No parâmetro Estadual, a CELOS obteve o 7° lugar em seu grupo: autogestão de planos ambulatoriais, hospitalares e odontológicos, com 20 mil a 99.999 beneficiários.

 

Das 1.012 operadoras ativas apenas 869 atenderam aos requisitos para avaliação, a CELOS está classificada em 93º colocação geral, no que se refere às 119 operadoras médico-hospitalar de autogestão, a posição da CELOS é 9º.

 

O IDSS integra o Programa de Qualificação das Operadoras, uma das principais iniciativas desenvolvidas pela ANS para o estímulo à qualidade dos planos de saúde. A pontuação IDSS varia de zero a um (0 a 1) e cada operadora recebe uma nota que a enquadrará em uma faixa de avaliação por ordem crescente de desempenho. Como resultado de diversas iniciativas na área, a CELOS conquistou pontuação de 0.8508 no ano base de 2018.

 

Em relação ao ranking geral, a partir do ciclo 2017/2018 existem critérios que a Autogestão não consegue pontuar como operadora de mercado e que não são considerados como segmentados, o que impacta sua nota em relação ao restante do mercado. Esses indicadores são, por exemplo, Índice de Lucratividade e Sinistralidade Líquida, que são indicadores incoerentes com a operadora de autogestão por esta ser uma “entidade sem fins lucrativos”.

 

O Programa de Qualificação das Operadoras da ANS está em aprimoramento contínuo desde a sua primeira divulgação, tendo como objetivo aumentar a transparência do setor e permitir as melhores escolhas por parte dos consumidores de planos de saúde. Na plataforma eletrônica, os resultados são apresentados por operadora, incluindo opções de seleção por segmento (médico-hospitalar ou odontológica), faixa de avaliação e possibilidade de comparar na mesma tela os resultados das empresas. Ainda, apresenta diversos relatórios consolidados, incluindo o histórico dos resultados do IDSS por operadora desde o ano-base 2008.

 

Os indicadores analisados são agregados em quatro dimensões (critérios), com pesos distintos: qualidade em atenção à saúde (30%); garantia de acesso (30%); sustentabilidade de mercado (30%) e gestão de processos e regulação (10%). O IDSS integra o Programa de Qualificação das Operadoras – uma das principais iniciativas desenvolvidas pela ANS para o estímulo à qualidade dos planos de saúde.

IDSS da CELOS 2019 – Ano-base 2018

 

 

IDQS: avalia o conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde. Os indicadores tem o propósito de aferir a qualidade da atenção a partir de linhas de cuidado em saúde, em consonância com as políticas nacionais de saúde.
IDGA: identifica as condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso em termos de tempo e espaço, abrange a oferta de rede de prestadores: consultórios, hospitais, ambulatórios, laboratórios e centros diagnósticos oferecidos pelas OPS.
IDSM: monitoramento da sustentabilidade da OPS considera o equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. Avalia a capacidade de a OPS estar em dia com suas obrigações financeiras junto aos prestadores para atender com padrão adequado de qualidade e de forma continua os beneficiários. Avalia ainda o grau de resolutividade da OPS no que concerne às queixas dos beneficiários.
IDGR: afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais da OPS junto à ANS e a consistência das informações das despesas assistenciais obtidas no TISS em relação às contabilizadas no Documento de Informações Periódicas das OPS – DIOPS. Avalia o grau de consolidação de processos de gestão que possibilitam o atendimento das exigências regulatórias e o cumprimento da legislação.

 

Mais informações pela internet em: http://www.ans.gov.br

 

 

plugins premium WordPress