Educação financeira e previdenciária

Saber por onde, como e quando começar a investir e lidar com dinheiro nem sempre é fácil. Para isso, a Celos indica e te ajuda!

Nosso plano de previdência, o Prev+, além de ser aberto para todos, te ajuda no seu futuro e ainda pode trazer benefícios na hora de declarar seu imposto de renda. Mas antes de tudo, entenda um pouco mais sobre o programa “A Escolha Certa”.

Programa A Escolha Certa, o que é?

A Escolha Certa” é um programa integrado de educação financeira e previdenciária, planejado e executado pelas 13 entidades fechadas de previdência complementar de Santa Catarina, que através da ASCPrev desenvolvem uma série de ações visando difundir os conceitos da previdência complementar e de finanças.

  • Informação – no que diz respeito ao fornecimento de fatos, dados e conhecimentos específicos.
  • Instrução – Que corresponde ao desenvolvimento das habilidades necessárias para a compreensão de termos e conceitos, mediante treinamento.
  • Orientação – Que trata do provimento de orientações gerais e específicas para melhor uso das instruções e informações recebidas.

O Programa objetiva promover uma maior compreensão sobre estes temas, repercutindo positivamente na elaboração do plano de vida dos seus participantes e assistidos, buscando ainda propiciar orientação para uma melhor qualidade de vida para o presente, assim como para o futuro dos associados.

Sobre Previdência:

  • A importância da previdência complementar;
  • Quais são os benefícios do participante do plano de previdência complementar;
  • Por que as entidades fechadas de previdência complementar realizam investimentos;
  • Definição de meta atuarial;
  • Definição de política de investimentos;
  • Quais são os direitos e deveres do participante e/ou assistido;
  • Como funciona o reajuste anual de benefícios.

Sobre Finanças:

  • Orçamento familiar: como e porque fazê-lo;
  • Quando a família depende da renda do aposentado;
  • Juros e inflação;
  • Como dar mesada aos filhos;
  • Saindo do aluguel e indo para a casa própria;
  • Economizando nas compras;
  • Empréstimo e cheque especial. Como acabar com as dívidas;
  • Sobrou dinheiro, e agora?
  • Atividade e renda na terceira idade.

Histórico

A construção do programa teve início em 2008, com o objetivo de atender a orientação do Conselho de Gestão de Previdência Complementar (CGPC), que publicou a Recomendação nº. 1/2008, que dispõe sobre as ações de educação previdenciária no âmbito do regime de previdência complementar.

O governo brasileiro está empreendendo ações para fazer com que a população entenda que não pode depender única e exclusivamente da Previdência Social para viver com qualidade de vida na aposentadoria. O COREMEC – Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiro, de capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização – foi criado com este fim.

O referido comitê recomenda que a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), elabore um programa de educação previdenciária que compreenda ações e atividades desenvolvidas, isolada ou conjuntamente, com outros órgãos governamentais, bem como que a entidades fechadas de previdência complementar (EFPC) promovam ações e programas de educação previdenciária, dirigidos aos participantes, assistidos e beneficiários vinculados aos planos de benefícios por elas administrados.

Segundo a publicação, a educação previdenciária deve ser desenvolvida em três níveis de atuação:

  • Informação: diz respeito ao fornecimento de fatos, dados e conhecimentos específicos;
  • Instrução: corresponde ao desenvolvimento das habilidades necessárias para a compreensão de termos e conceitos, mediante treinamentos;
  • Orientação: trata do provimento de orientações gerais e específicas para melhor uso das informações e instruções recebidas.

Perante isso, algumas entidades do Estado de SC começaram a trocar informações a respeito da construção de seus programas individuais, e chegaram à conclusão de que se fizessem também um programa integrado, unindo forças, trocando experiências e dividindo custos em comu, poderiam ter uma amplitude bem maior.

Assim, começaram a levantar todas as informações pertinentes para começarem a construir o programa integrado.

Paralelamente, em dezembro de 2009 reuniram-se em Florianópolis representantes de 13 entidades de Santa Catarina para fundar a ASCPrev – Associação Catarinense das Entidades de Previdência Complementar, uma sociedade civil sem fins lucrativos que tem como objetivo articular esforços e integrar as entidades, visando aprimorar e promover o crescimento do sistema e representar e defender os interesses das envolvidas junto aos órgãos no âmbito estadual e federal.

Aproveitando essa comunhão, as entidades que já haviam começado a trabalhar na construção do programa levaram à ASCPrev a ideia de desenvolver, via associação, um programa de educação financeira e previdenciária integrado com a participação de todas as entidades associadas.

Dessa maneira, com o apoio da ASCPrev e de todos os dirigentes das Fundações, surgiu o programa integrado de educação financeira e previdenciária.

Objetivos

  • Difundir os conceitos da previdência complementar;
  • Educar financeiramente para que as famílias melhorem sua saúde financeira, trazendo uma perceptível ascensão social;
  • Estimular a poupança de longo prazo;
  • Explicar o funcionamento do plano de previdência, trabalhando os conceitos de desconto e investimento/benefício a longo prazo;
  • Aumentar individualmente o investimento nos planos de benefícios;
  • Preparar a entidade para o enfrentamento de problemas, como a preparação para busca de novas patrocinadoras.

Público-alvo

  • Órgãos de governança(Conselhos Deliberativo e Fiscal, Diretoria Executiva e Comitês);
  • Patrocinadoras;
  • Empregados;
  • Participantes ativos, assistidos, pensionistas e auto-patrocinados;
  • Familiares;
  • Novos participantes.
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