CELOS é destaque em ranking da ANS que avalia qualidade na prestação de serviços

Mais uma vez, a CELOS se destacou no ranking das operadoras com melhor prestação de serviços e estrutura, de acordo com o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), avaliado pela ANS – Agência Nacional de Saúde. O IDSS varia de zero a um (0 a 1) e cada operadora recebe uma nota que a enquadrará em uma faixa de avaliação por ordem crescente de desempenho. Como resultado de diversas iniciativas na área, no ano base de 2016, a CELOS conquistou pontuação de 0.9548.

 

A CELOS obteve o primeiro lugar no grupo (ver tabela abaixo) na qual está enquadrada: autogestão de planos ambulatoriais, hospitalares e odontológicos, com 20 mil a 99.999 beneficiários. Do total de 1.057 operadoras avaliadas, a CELOS está classificada em 29º, no que se refere às 768 operadoras médico-hospitalar, a posição da CELOS é 7º.

 

“É resultado natural de um esforço que estamos fazendo para aperfeiçoar o atendimento. É reflexo do trabalho da nossa equipe técnica e de nossas assessorias na orientação sobre o uso do plano. Esta busca pela eficiência nos levou a números expressivos nos indicadores que quantificam a qualidade do nosso atendimento, o tamanho da nossa rede de cobertura, a presteza nos atendimentos, o baixo número de reclamações”, avalia o Diretor de Seguridade, João Paulo de Souza.

 

Os indicadores analisados são agregados em quatro dimensões (critérios), com peso igual de 25% cada. O Diretor destacou que a CELOS tem alta performance em todos os critérios analisados: qualidade em atenção saúde, garantia de acesso, sustentabilidade e gestão de processos e regulação. “Neste último critério – gestão e regulação – a CELOS obteve a pontuação máxima”, sublinha João Paulo.

 

O IDSS integra o Programa de Qualificação das Operadoras – uma das principais iniciativas desenvolvidas pela ANS para o estímulo à qualidade dos planos de saúde. Segundo a Agência, para o ano-base 2016, o IDSS médio do setor foi de 0,80, um crescimento de cerca de 37% em relação ao IDSS médio do setor do ano-base 2010, que foi de 0,58, o que demonstra uma evolução positiva do desempenho do setor ao longo dos anos.

 

O Programa está em aprimoramento contínuo desde a sua primeira divulgação, há 12 anos, e tem como objetivo aumentar a transparência do setor e permitir as melhores escolhas por parte dos consumidores de planos de saúde.

 

Na plataforma eletrônica de divulgação, os resultados foram apresentados por operadora, incluindo as opções de seleção por segmento (médico-hospitalar ou odontológica), faixa de avaliação e possibilidade de comparar na mesma tela os resultados das empresas. Além disso, estão disponíveis no portal da ANS diversos relatórios consolidados, incluindo o histórico dos resultados do IDSS por operadora desde o ano-base 2008.

 

  PONTUAÇÃO DA CELOS DIVULGADA PELA ANS POR DIMENSÃO      
  Dimensão  Pontuação Peso  
  1. Qualidade em Atenção à Saúde  0,9586 25%  
  2. Garantia de Acesso  0,9337 25%  
  3. Sustentabilidade do Mercado  0,927 25%  
  4. Gestão de Processos e Regulação  1 25%  
         

IDSS da CELOS 2017 – Ano-base 2016

IDQS: avalia o conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde. Os indicadores tem o propósito de aferir a qualidade da atenção a partir de linhas de cuidado em saúde, em consonância com as políticas nacionais de saúde.

IDGA: identifica as condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso em termos de tempo e espaço, abrange a oferta de rede de prestadores: consultórios, hospitais, ambulatórios, laboratórios e centros diagnósticos oferecidos pelas OPS.

IDSM: monitoramento da sustentabilidade da OPS considera o equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. Avalia a capacidade de a OPS estar em dia com suas obrigações financeiras junto aos prestadores para atender com padrão adequado de qualidade e de forma continua os beneficiários. Avalia ainda o grau de resolutividade da OPS no que concerne às queixas dos beneficiários.

IDGR: afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais da OPS junto à ANS e a consistência das informações das despesas assistenciais obtidas no TISS em relação às contabilizadas no Documento de Informações Periódicas das OPS – DIOPS. Avalia o grau de consolidação de processos de gestão que possibilitam o atendimento das exigências regulatórias e o cumprimento da legislação.

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