Saber por onde, como e quando começar a investir e lidar com dinheiro nem sempre é fácil. Para isso, a Celos indica e te ajuda!
Nosso plano de previdência, o Prev+, além de ser aberto para todos, te ajuda no seu futuro e ainda pode trazer benefícios na hora de declarar seu imposto de renda. Mas antes de tudo, entenda um pouco mais sobre o programa “A Escolha Certa”.
Programa A Escolha Certa, o que é?
“A Escolha Certa” é um programa integrado de educação financeira e previdenciária, planejado e executado pelas 13 entidades fechadas de previdência complementar de Santa Catarina, que através da ASCPrev desenvolvem uma série de ações visando difundir os conceitos da previdência complementar e de finanças.
- Informação – no que diz respeito ao fornecimento de fatos, dados e conhecimentos específicos.
- Instrução – Que corresponde ao desenvolvimento das habilidades necessárias para a compreensão de termos e conceitos, mediante treinamento.
- Orientação – Que trata do provimento de orientações gerais e específicas para melhor uso das instruções e informações recebidas.
O Programa objetiva promover uma maior compreensão sobre estes temas, repercutindo positivamente na elaboração do plano de vida dos seus participantes e assistidos, buscando ainda propiciar orientação para uma melhor qualidade de vida para o presente, assim como para o futuro dos associados.
Sobre Previdência:
- A importância da previdência complementar;
- Quais são os benefícios do participante do plano de previdência complementar;
- Por que as entidades fechadas de previdência complementar realizam investimentos;
- Definição de meta atuarial;
- Definição de política de investimentos;
- Quais são os direitos e deveres do participante e/ou assistido;
- Como funciona o reajuste anual de benefícios.
Sobre Finanças:
- Orçamento familiar: como e porque fazê-lo;
- Quando a família depende da renda do aposentado;
- Juros e inflação;
- Como dar mesada aos filhos;
- Saindo do aluguel e indo para a casa própria;
- Economizando nas compras;
- Empréstimo e cheque especial. Como acabar com as dívidas;
- Sobrou dinheiro, e agora?
- Atividade e renda na terceira idade.
Histórico
A construção do programa teve início em 2008, com o objetivo de atender a orientação do Conselho de Gestão de Previdência Complementar (CGPC), que publicou a Recomendação nº. 1/2008, que dispõe sobre as ações de educação previdenciária no âmbito do regime de previdência complementar.
O governo brasileiro está empreendendo ações para fazer com que a população entenda que não pode depender única e exclusivamente da Previdência Social para viver com qualidade de vida na aposentadoria. O COREMEC – Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiro, de capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização – foi criado com este fim.
O referido comitê recomenda que a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), elabore um programa de educação previdenciária que compreenda ações e atividades desenvolvidas, isolada ou conjuntamente, com outros órgãos governamentais, bem como que a entidades fechadas de previdência complementar (EFPC) promovam ações e programas de educação previdenciária, dirigidos aos participantes, assistidos e beneficiários vinculados aos planos de benefícios por elas administrados.
Segundo a publicação, a educação previdenciária deve ser desenvolvida em três níveis de atuação:
- Informação: diz respeito ao fornecimento de fatos, dados e conhecimentos específicos;
- Instrução: corresponde ao desenvolvimento das habilidades necessárias para a compreensão de termos e conceitos, mediante treinamentos;
- Orientação: trata do provimento de orientações gerais e específicas para melhor uso das informações e instruções recebidas.
Perante isso, algumas entidades do Estado de SC começaram a trocar informações a respeito da construção de seus programas individuais, e chegaram à conclusão de que se fizessem também um programa integrado, unindo forças, trocando experiências e dividindo custos em comu, poderiam ter uma amplitude bem maior.
Assim, começaram a levantar todas as informações pertinentes para começarem a construir o programa integrado.
Paralelamente, em dezembro de 2009 reuniram-se em Florianópolis representantes de 13 entidades de Santa Catarina para fundar a ASCPrev – Associação Catarinense das Entidades de Previdência Complementar, uma sociedade civil sem fins lucrativos que tem como objetivo articular esforços e integrar as entidades, visando aprimorar e promover o crescimento do sistema e representar e defender os interesses das envolvidas junto aos órgãos no âmbito estadual e federal.
Aproveitando essa comunhão, as entidades que já haviam começado a trabalhar na construção do programa levaram à ASCPrev a ideia de desenvolver, via associação, um programa de educação financeira e previdenciária integrado com a participação de todas as entidades associadas.
Dessa maneira, com o apoio da ASCPrev e de todos os dirigentes das Fundações, surgiu o programa integrado de educação financeira e previdenciária.
Objetivos
- Difundir os conceitos da previdência complementar;
- Educar financeiramente para que as famílias melhorem sua saúde financeira, trazendo uma perceptível ascensão social;
- Estimular a poupança de longo prazo;
- Explicar o funcionamento do plano de previdência, trabalhando os conceitos de desconto e investimento/benefício a longo prazo;
- Aumentar individualmente o investimento nos planos de benefícios;
- Preparar a entidade para o enfrentamento de problemas, como a preparação para busca de novas patrocinadoras.
Público-alvo
- Órgãos de governança(Conselhos Deliberativo e Fiscal, Diretoria Executiva e Comitês);
- Patrocinadoras;
- Empregados;
- Participantes ativos, assistidos, pensionistas e auto-patrocinados;
- Familiares;
- Novos participantes.