A CELOS é constantemente auditada nos seus processos e resultados. Prova disto são as diversas auditorias que fazem parte do cotidiano da Fundação, tais como: auditorias internas, auditorias e certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, auditoria (independente) da Patrocinadora, auditorias contábeis e o próprio acompanhamento e fiscalização dos Órgãos de Fiscalização (PREVIC/ANS).
Todo o processo de auditoria, balanços e demais dados atualizados e detalhados sobre investimentos, receitas e despesas dos planos previdenciários e de saúde, bem como as despesas administrativas e os resultados contábeis mensais, estão disponíveis no Portal da Transparência.
O Portal da Transparência tem como objetivo apresentar de forma clara as informações dos resultados alcançados pela Entidade. A CELOS visa e zela pela transparência nos processos e pela informação assertiva aos seus participantes.
Veja alguns dos processos de auditoria da CELOS, disponíveis no portal da transparência:
Auditoria Interna CELOS
No ano de 2022, a CELOS realizou auditoria interna nos processos de Governança Corporativa, Captação e Benefícios Previdenciários, visando correções e oportunidade de melhorias dos controles internos e aperfeiçoamento contínuo da Fundação.
Auditoria Interna SGQ
Em 2022, foram realizadas 15 (quinze) auditorias internas e 2023 foram planejadas mais 15 auditorias, possuindo, até o momento, uma média de 98,5% de aproveitamento. Desde 2022, foram registrados 19 (dezenove) apontamentos de auditoria interna da qualidade.
A CELOS possui certificação ISO 9001, desde 2009 e em 2022 a primeira manutenção da certificação. Em julho de 2022, a CELOS recebeu a Auditoria Externa referente à 1ª manutenção da certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, sendo constatada que a gestão dos planos previdenciários e assistenciais estava aderente à sua documentação e atendia aos requisitos da Norma.
Auditoria Externa Celesc
Entre Maio e Agosto de 2022, a CELOS passou por auditoria externa na Gestão de Investimentos, junto à Celesc e Russell Bedford (co-sourcing). O objetivo da auditoria externa, de avaliação independente, é a realização e gestão dos investimentos da CELOS frente às melhores práticas do mercado, bem como sua aderência em relação à legislação e regulação – inclusive vigentes à época da aquisição –, atentando-se para o processo de comunicação e formalização interna para aprovação, conforme especificações contidas no Edital da Licitação e seus anexos.
Auditoria Externa Contábil
No decorrer de 2022 e 2023 os auditores independentes realizaram os trabalhos e os respectivos resultados foram apresentados no Relatório de Auditoria de 2022, disponível no site da CELOS.
Ressalta-se, entretanto, que o Relatório de Auditoria dos Planos Previdenciários apresentou Opinião não modificada – com Ênfase:
“Equilíbrio Técnico – Equacionamento de Déficit. Chamamos a atenção para a nota explicativa nº 11.2, na qual é mencionada a necessidade de elaboração de novo plano de equacionamento para o equilíbrio técnico dos planos previdenciais: Misto e Transitório, o qual deverá ser realizado pela entidade no decorrer de 2023.
Nossa opinião não contém ressalva relacionada a esse assunto.”
Deste modo, como apresentado, o Relatório não apresentou ressalva, apenas observação quanto a necessidade de equacionar o déficit técnico acumulado, como consta na nota explicativa nº 11.2 das Demonstrações Financeiras de 2022.
Quanto ao Relatório de Auditoria dos Planos Assistenciais, a Opinião não foi modificada. Para mais informações, acesse o Relatório de Auditoria 2022, disponível no site da CELOS.
Auditoria Externa PPA Governança Corporativa
A partir de 2023, a Operadora CELOS apresentou à Agência Nacional de Saúde o Relatório de Procedimentos Previamente Acordados (PPA), evidenciando a adequação dos seus padrões e procedimentos previstos na Resolução Normativa da ANS nº 518/2022.
Como forma de atender a normativa, a Operadora CELOS contratou auditoria externa para Governança Corporativa. Em 2022 houve a primeira visita para a realização dos trabalhos profissionais de auditoria independente. Nesta oportunidade não houve apontamentos de melhorias.
Em 10/2022 ocorreu o segundo período de auditoria onde não foram identificadas situações de recomendações de melhorias de controles internos. Ao fim de 2022 foi emitido o relatório final do exercício sem identificação de situações de recomendações de melhorias de controles internos apontados.
Até o momento, inexiste fiscalização da ANS na CELOS, sendo que o monitoramento do Órgão se dá por meio do cumprimento das obrigações legais, gerenciado pela área de controles internos e compliance da Fundação.
Veja essas e mais informações da CELOS, clicando aqui!