Fundação Celesc obtém 2º lugar estadual entre operadoras de saúde com autogestão
Conforme o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) – 2023 ano base 2022, divulgado recentemente, a Fundação CELOS ficou com o 2º lugar estadual em desempenho de prestação de serviços de saúde como autogestão.
Outros resultados importantes são:
- OPS Geral: 78º lugar;
- Autogestão Geral: 7º lugar;
- No segmento que atuamos de Autogestão, Operadora de planos ambulatoriais, hospitalares e odontológicos, porte médio: 5º Lugar;
- No estado de Santa Catarina: 2º lugar entre as autogestões (6 no total);
- No estado de Santa Catarina: 6 º lugar (geral no total de 22).
Para melhor entendimento:
O IDSS é um programa de avaliação do desempenho das operadoras de planos privados de saúde, realizada por meio de um conjunto de indicadores. O objetivo do IDSS é ampliar a transparência e reduzir a assimetria de informação, dirimindo falhas de mercado que, neste caso, comprometem a capacidade do consumidor de fazer suas escolhas, no momento de contratar um plano de saúde.
Sua aplicação visa induzir o setor a seguir as diretrizes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e, ao mesmo tempo, subsidiar as ações regulatórias implementadas pela Agência.
O índice é calculado a partir de indicadores definidos pela própria ANS, com base nos dados extraídos dos seus sistemas de informações gerenciais, ou obtidos em sistemas nacionais de informação em saúde e é um composto, que varia de zero a um (0 a 1), e cada operadora recebe uma nota que a enquadra em uma faixa de avaliação, por ordem crescente de desempenho: nota 0 – pior resultado; e nota 1 – melhor resultado.
Transparência e vitrine para os planos de saúde
O Programa de Qualificação das Operadoras da ANS está em aprimoramento contínuo desde a sua primeira divulgação e tem como objetivo aumentar a transparência do setor e permitir as melhores escolhas por parte dos consumidores de planos de saúde. Na plataforma eletrônica (https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/qualificacao-ans), os resultados são apresentados por operadora, incluindo opções de seleção por segmento (médico-hospitalar ou odontológica), faixa de avaliação e possibilidade de comparar na mesma tela os resultados das empresas. Ainda, apresenta diversos relatórios consolidados, incluindo o histórico dos resultados do IDSS por operadora desde o ano-base 2008.
Os indicadores analisados são agregados em quatro dimensões (critérios), com pesos distintos: qualidade em atenção à saúde (30%); garantia de acesso (30%); sustentabilidade de mercado (30%) e gestão de processos e regulação (10%). O IDSS integra o Programa de Qualificação das Operadoras – uma das principais iniciativas desenvolvidas pela ANS para o estímulo à qualidade dos planos de saúde.
Conheça o resultado do IDSS dos anos anteriores, clicando nos links abaixo: