Com a responsabilidade de administrar um patrimônio de aproximadamente R$ 4 bilhões, resultado de anos de contribuições dos participantes e da patrocinadora Celesc, a CELOS ocupa a posição de destaque no ranking dos maiores Fundos de Pensão do Brasil. Em termos regionais, a CELOS está entre os maiores Fundos de Pensão de Santa Catarina.
A Fundação realiza a gestão dos recursos provenientes dos seguintes Planos: (i) Plano Misto – Plano de Benefício aberto do tipo Contribuição Variável, (ii) Plano Transitório – Plano de Benefício fechado do tipo Benefício Definido, (iii) Plano CELOS Família – Plano de Benefício Instituído do tipo Contribuição Definitiva; (iv) Plano de Pecúlio, (v) Plano de Gestão Administrativo da CELOS e (vi) Planos de Assistência à Saúde, que compreendem os Planos CELOS Saúde, CELOS Saúde Agregado, CELOS Saúde Agregado Odontológico e CELOS Saúde Administrativo.
Reconhecida por seguir um modelo de gestão de investimentos de excelência e por se adequar às melhores práticas sugeridas para Entidades de Previdência Complementar Fechada, a CELOS valoriza a segurança das operações, a rentabilidade e a transparência na gestão. Desta forma, na administração do patrimônio, a Entidade tem como diretrizes:
- A preservação dos valores investidos;
- O compromisso com a ética;
- A transparência com os Participantes e Assistidos.
As decisões de investimentos passam por instâncias de decisão, em um processo de análise e discussão conjunta. Estas decisões refletem a responsabilidade e o compromisso da CELOS e de seus gestores com os recursos dos Participantes. Os responsáveis pelo processo de investimentos são certificados por instituições reconhecidas no mercado, sendo que fazem parte do processo decisório as equipes técnicas de gestão de investimentos, Compliance, jurídico, bem como o Comitê de Investimentos, Diretoria Executiva e até o Conselho Deliberativo, conforme atribuições e alçadas previamente definidas. Portanto, as decisões de investimentos não são tomadas de forma isolada, mas compartilhadas entre várias instâncias de decisão.
Os investimentos realizados pela CELOS observam legislações específicas e são auditados constantemente. Para cada Plano é aprovada, anualmente, uma Política de Investimentos, a qual estabelece as diretrizes a serem seguidas, com base na legislação e estudos técnicos. Para os Planos de benefícios, a Política de Investimentos também é fundamentada pelo estudo de Asset Liability Management (ALM), ferramenta de gerenciamento de ativos que sugere a composição de carteiras considerando como prioridade os compromissos futuros de pagamento de benefícios.
Importante destacar que todo o processo de investimento busca garantir uma rentabilidade compatível com a meta atuarial ou com o objetivo de rentabilidade do Plano, tendo sempre em vista os melhores resultados.
Acesse o Portal da Transparência e tenha mais informações, clicando aqui.